Muitas pessoas hoje entendem a necessidade e a importância de um bom conteúdo Audiovisual.

Essas situações podem variar de acordo com a necessidade de cada pessoa, mas independente das situações sabemos a importância, que este conhecimento tem no atual mercado de trabalho. Por este motivo irei lhes falar alguns passos básicos sobre conhecimento audiovisual.

O Software na qual iremos trabalha chama-se Vegas, este Software é um ótimo recurso para quem tem dificuldades na edição de qualquer vídeo. O Vegas é bem amplo e profissional, e irá atender todas as suas necessidades.

Essa é a interface do Vegas;

(Interface Vegas 14 Pro)

Não se assuste, pode parecer complicado, mas com poucos conhecimentos você irá conseguir fazer grandes projetos.

TRACKS

Para o primeiro passo na edição, temos que entender que precisamos da “Matéria Prima” do vídeo, o que seria essa matéria prima? Algum material, vídeo, foto, música ou imagem, que há necessidade de algum tipo de edição. O Vegas é bem amplo nesse aspecto, e pode ser útil em todas essas situações.

Podemos importar esses arquivos de diversas formas, mas creio que a mais fácil, seja criando uma nova TRACK de vídeo. O que seria essa tal track? Track é o corpo de seu vídeo, é a estrutura básica para conseguirmos começar qualquer tipo de edição.

Temos basicamente dois tipos de TRACKS, sendo elas Vídeo e Áudio.

São através delas que conseguimos entender a estrutura de um vídeo.

(Interface Vegas 14 Pro/inclusão de tracks)

Podemos inserir TRACKS de duas maneiras, ou com um click no botão direito do mouse, ou através dos atalhos;

  • Áudio Track (Ctrl + Q).
  • Vídeo Track (Ctrl + Shift + Q).

Quando inserirmos qualquer tipo de track teremos esse resultado no Sony Vegas;

(Interface Vegas 14 Pro/tracks)

Sendo a superior com número (01) a track de vídeo, e a inferior número (02) a de áudio.

É através das tracks que iremos entender a estrutura de qualquer vídeo. Quando importamos qualquer tipo de conteúdo iremos inserir os mesmos dentro dessas estruturas, ficando desta forma;


(Interface Vegas 14 Pro/tracks)

É traves desta interface que começamos a manipular os conteúdos. Quando importamos qualquer tipo de conteúdo os mesmos irão ficar em uma aba chamada (PROJECT MEDIA), como na imagem acima. É ali que irá ter qualquer “MATÉRIA PRIMA” que estivermos usando em nosso projeto.

O primeiro passo a ser feito quando importamos qualquer conteúdo em vídeo, é tirar o EFEITO FANTASMA. O que é esse EFEITO FANTAMA? São traços de movimentação que a dentro de qualquer vídeo, e estes traços quando não são retirados dão a impressão de um araste durante o conteúdo, por este motivo é de extrema importância sua retirada.

Para retirarmos este EFEITO FANTASMA é bem simples, basta apenas clicarmos com o botão direito do mouse em cima de vídeo e irá abrir a seguinte interface;

(Interface Vegas 14 Pro/Interface de click com o botão direito)

Quando tivermos esse resultado devemos clicar em Properties, é a última opção conforme a imagem acima.

RESULTADO SEM CORREÇÃO

RESULTADO COM CORREÇÃO

Quando clicarmos em Properties, irá abrir a interface citada acima, devemos desabitar o DISABLE RESAMPLE, conforme a segunda imagem, e retirar o MAINTAIN ASPECT RATIO, para que seu vídeo sempre ocupe todos os espaços da tela.

SALVANDO SEU CONTEÚDO

Feito este passo a passo, você agora irá conseguir começar a trabalhar com seu vídeo, o mesmo está configurado de forma correta.

Para que não tenhamos qualquer perda de edição durante o vídeo, é interessante que sempre salvemos o conteúdo, isto pode ser feita de duas maneiras, onde a mais simples e a aconselhável é usar o (CTRL + S).

Quando pressionamos esse atalho é criado um arquivo de referência na pasta onde está localizado o vídeo bruto, por este motivo é de extrema importância que todos os conteúdos que estão sendo usados em sua edição, estejam em um único lugar, então criem uma pasta com o nome de seu projeto, e deixe TODOS os conteúdos lá, para que VEGAS, não tenha nenhum problema ao procurar esses arquivos fontes.

Também é aconselhável que você não os mova de lugar até terminar seu projeto, pois podemos encontrar alguns erros de MEDIA OFFILINE, isso pode acarretar falhas em seu conteúdo.

APRENDIZADO

Seguindo todos esses passos você está pronto para começar a editar o seu vídeo. Não se preocupe se caso venha a ficar muito complicado, pois editar vídeo é uma questão de prática e aprendizado. Tenho certeza que logo você já estará realizando suas edições.

No próximo conteúdo irei lhes falar um pouco sobre os atalhos que facilitam muito a edição, e também irei lhes falar com pouco sobre meus métodos de experiência adquiridos ao longo do meu tempo como editor.