Entender sobre o ciclo de vida de um recurso nos permite aproveitar o máximo do que ele tem a nos oferecer, normalmente o ciclo se inicia quando o recurso é processado pelo sistema até o momento que ele deixa de existir, com isso podemos aproveitar o disparo de cada método para criar nossas regras de negócio. Nesse artigo vamos falar sobre o ciclo de vida da ViewController, que são as telas de um app iOS, iremos transitar através dos métodos que compõem o seu ciclo de vida para entender quando cada método é invocado pelo sistema e quando devemos usá-los.
Segue abaixo todos os métodos que compoem o seu ciclo de vida:

viewDidLoad()

Normalmente, o iOS chama esse método somente uma vez, quando sua ViewController é criada pela primeira vez, use este método para executar qualquer configuração inicial.

viewWillAppear()

Chamado imediatamente antes da ViewController ser adicionada à hierarquia de visualizações da aplicação. Use este método para acionar quaisquer operações que precisem ocorrer antes que a ViewController seja apresentada na tela.

viewDidAppear()

Chamado logo depois que o ViewController foi adicionada à hierarquia de visualização do aplicativo. Use esse método para acionar quaisquer operações que precisem ocorrer assim que a exibição for apresentada na tela, como buscar dados ou mostrar uma animação.

viewWillDisappear()

Chamado imediatamente antes do ViewController ter sua visualização removida da hierarquia de visualizações da aplicação. Use esse método para executar tarefas de limpeza, como confirmar alterações ou renunciar ao status do primeiro socorredor.

viewDidDisappear()

Chamado logo depois que a ViewController for removida da hierarquia de exibição do aplicativo. Use este método para executar atividades de desmontagem adicionais.