No dia 24 de setembro foi lançada a versão mais recente da IDE voltada para o desenvolvimento de aplicativos móveis Android.

Uma das grandes novidades é o App Bundle que traz a renovação da maneira de como publicamos os aplicativos na loja, onde é possível fazer este procedimento com uma maior economia de tempo de maneira fácil e prática. Segundo a última conferência da Google I/O 2018, empresas como Linkedln, Airbnb, Duolingo entre outras, tiveram uma eficiência de tempo entre 11 e 64% em economia de trabalho por causa da entrega dinâmica.

O Energy Profiler também está na lista dos novos recursos, este por sua vez oferece uma série de ferramentas que irá ajudá-los a controlar o gasto de bateria que sua aplicação está tendo no aplicativo, afinal economizar energia é um dos principais objetivos da comunidade voltadas para o usuário final.

Timeline Energy Profile

Além dos recursos citados acima, foram aprimoradas melhorias na performance da IDE,  e alguns bugs que eram relatados por usuários nas versões anteriores, ao todo são 20 recursos adicionados em melhorias voltadas a uma boa experiência com a IDE mantida pela JetBrains. Abaixo a lista dos principais recursos.

  • Material Design 2.0 – Ao atualizar a biblioteca de suporte design, o Android Studio 3.2 lhe oferecerá componentes do Material Design atualizados com as novas regras e estilos.
  • Atualização da intelliJ  – Esta versão trás o lançamento da intelliJ 2018.1.6, que trás muitos aprimoramentos de analise de fluxo de dados, depuração, inspeções e muito mais.
  • Atualização Kotlin – Esta versão também inclui a versão 1.2.61 do Kotlin com suporte da SDK Android Pie.
  • Suporte ao Hiper-V – Além da tecnologia já conhecida INTEL HAXM, agora o Windows Hypervisor Platform (WHPX), o emulador do Android pode coexistir com outros aplicativos com suporte do Hyper-V, como Virtual Machines locais.
  • AMD ® Suporte Processor – Agora, processadores AMD são suportadas pelo emulador Android no Windows 10, porém de forma a ter hardware com desempenho acelerado, pois antes este recurso continha um desempenho limitado.
  • Gravação de tela no emulador do Android – Nesta versão  é possível gravação de tela com  áudio utilizando qualquer versão da API, para mais informações acesse este link.

Confira todos os  recursos lançados na nota de lançamento no site oficial.

Para começar a utilizar esta versão você poderá  baixá-lo diretamente da página de download. Você também poderá atualizar diretamente da IDE, indo nas opções de verificar updates.

Lembrando que para  utilizar os novos recursos do emulador você precisará ter instalado pelo menos a versão 28.0.7+ do Android Emulator através do SDK Manager.