Com a difusão do mercado de trabalho áudio visual, tornou-se cada vez mais necessário os conhecimentos de um editor de vídeo, porém isso é de certa forma atual, pois essa função era desvalorizada e não recebia o seu devido reconhecimento.

Com o passar dos anos, esse preconceito foi sendo desfeito, mas ainda  encontramos algumas dificuldades para exercer a profissão.

Hoje vou listar quais são as maiores dificuldade que um editor de vídeo, pode encontrar em sua jornada de aprendizado e trabalho.

Dificuldade

Muitos editores ingressaram no mundo áudio visual como um simples hobby. Alguns profissionais da área tiveram seu inicio partindo da necessidade da edição de algum conteúdo, mesmo sendo o mais simples possível.

E entendendo essa necessidade passaram a procurar mais conhecimento, mas o mesmo não era simples, pois haviam poucos lugares onde encontra-los e muitas das vezes havia a barreira da língua, pois a maioria dos conteúdos eram em inglês.

Software e Equipamentos

Outra questão é que os softwares de edição eram extremamente caros (e ainda são), e por isto infelizmente muitos partiam para a pirataria, muitas das vezes prejudicando seus hardwares. Outro ponto é que para se ter um bom equipamento, certamente haverá uma grande saída de dinheiro ou seja, à a necessidade de um alto investimento.

Esses são alguns pontos que as pessoas que queiram ingressar nesse ramo podem encontrar, contra partida, à empresas que disponibilizam todos os equipamentos necessários.

Cursos Online

Hoje conseguimos encontrar diversos cursos onlines sobre esses conhecimentos, então acaba sendo mais acessível . Há também escolas de aprendizado que disponibilizam seus equipamentos, e essas escolas estão formando cada vez mais profissionais para essa área de trabalho.

Internet

Outro ponto que posso listar, é que muitos editores enfrentavam problemas em suas internets, mas creio que isso é um problema do Brasil, pois infelizmente em muitos lugares esse acesso é lento.

Conclusão

Podemos concluir que sempre haverá dificuldade no começo, sempre haverá barreiras, mas com um pouco de esforço essas barreiras serão simples, e digo que quando vencermos, todas essas dificuldades se tornam satisfação pessoal e profissional, falo isso como editor, passei por muitas dificuldades no começo e hoje sou grato por elas, pois foi somente desta maneira que consegui me tornar um profissional na areá de edição de vídeo.