Muitas pessoas tem diversas dúvidas de como corrigir a imagem de seus conteúdos áudio visuais.

Eu também tive esse dúvida no começo, realmente era complicado encontrar uma forma adequada de realizar essas correções, porém, logo após muita pesquisa, consegui encontrar alguns padrões, que com total certeza irão ajudar as pessoas que passam por este mesmo problema.

Devemos partir de três princípios.

  • Cor da Imagem 
  • Saturação
  • Sombra

Esses três aspectos são os que mais devemos levar em consideração, pois com poucos ajustes conseguimos fazer grandes alterações.

O primeiro passo para qualquer correção, é entender qual o principal objetivo de seu conteúdo, se é um vídeo de tema quente, frio ou neutro.

Uma técnica que podemos utilizar, é fazer com que certa cor tenha uma maior destaque. Essa cores podem ser de três tipo;

  • Quentes
  • Frias
  • Neutras

As principais cores quentes são;

  • Vermelho
  • Amarelo
  • Laranja

As principais cores frias são;

  • Azul
  • Violeta ou Roxo
  • Verde

As principais cores neutras são;

  • Preto
  • Branco
  • Cinza

Existe também o estudo que descreve que cada cor transmite uma emoção ou uma sensação. Esse estudo tende a nos ajudar em nossas correções, pois podemos deixar em maior evidencia certas cores para representar certas emoções.

Alguns exemplos são;

Vermelho – Essa é uma cor estimulante, associada a emoções explosivas, como paixão e raiva. É a cor do sangue, e por isso simboliza força, vitória e liderança. Por outro lado, por ser tão intensa também é associada à agressividade e aos conflitos.

Laranja – É símbolo de coragem, gentileza e otimismo. Costuma ser associada à gentileza e equilíbrio de emoções.

Amarelo – Transmite luz, energia e calor. É símbolo de criatividade e juventude, além de irradiar alegria. Torna os ambientes leves e descontraídos. É culturalmente associada à prosperidade material.

Verde – Cor da esperança. Devido à sua inevitável associação com a natureza, simboliza vida, saúde e fartura. Fertilidade, crescimento e renovação também são significados atribuídos à cor verde.

Azul – É a cor dos sonhos, da imaginação. O azul é associado à sinceridade, tranqüilidade, fidelidade e ternura. Também expressa conhecimento, cultivo do intelecto, segurança e paz de espírito.

Violeta – Associada à magia, essa cor representa intuição e espiritualidade. Simboliza também dignidade, respeito e nobreza.

Rosa – A cor rosa é uma espécie de vermelho atenuado pela presença do branco. Representa beleza e romantismo. Culturalmente associada ao feminino, simboliza delicadeza.

Marrom – Representa disciplina, obediência e responsabilidade. Também expressa maturidade, segurança e consciência.

Cinza – Por ser um misto de preto e branco, a cor cinza simboliza equilíbrio. Entretanto, seu excesso transmite indecisão e falta de vigor.

Preto – Cor associada ao mistério. Culturalmente simboliza luto e introspecção, mas também expressa qualidades como sobriedade e sofisticação.

Branco – Expressa sinceridade. Também representa inocência, espiritualidade e paz.

Correção do VEGAS

Para realizar alterações de cores em meus projetos, uso três ferramentas, sendo elas;

  • Color Corrector
  • Color Curves
  • Brightness and Contrast

Existem muitas outras ferramentas, porém somente com essas três conseguiremos atingir grandes resultados.

A ferramenta Color Corrector, serve para corrigirmos as cores de nosso vídeo. Essa ferramenta tende a nos ajudar quando o vídeo estiver claro, escuro ou neutro. 

Não existe um valor especifico de correção, pois cada vídeo apresenta sua característica, então temos que saber identificarmos quais são as alterações necessárias.

Mas podemos usar certos valores padrões, somente reforço que não é o correto sim o adequado.

  • Saturation – 1,100.
  • Gamma – 1,200.

Com essas alterações o vídeo ficará com cores fortes e quentes.

Interface da ferramenta Color Corrector;

A ferramenta Color Curves, é uma ferramenta para acentuarmos as curvas das cores, isso é diretamente aplicado nas sombras de nossos conteúdos, pois com a acentuação de cores as sombras tendem as ficar mais fortes.

Como o Color Corrector, o Color Curves não tem um valor especifico de alteração, mas podemos seguir um padrão.

Interface da ferramenta Color Curves sem alteração;

Interface da ferramenta Color Curves com alteração;

A ferramenta Brightness and Contrast altera o brilho e contrate de nosso conteúdo. Essa ferramenta torna nosso vídeo mais vivo, com mais intensidade, porém temos que saber administrar esse recurso, pois se exagerarmos o vídeo acaba ficando extremamente saturado.

Como nas ferramentas citadas acima não existe um valor especifico, porém podemos usar outro valor padrão para atingirmos um resultado satisfatório.

Brightness podemos colocar em -0,005 e o Contrast em 0,005.  São alterações suaves, porém com um grande impacto.

Interface da ferramenta Brightness and Contrast sem alteração;

Interface da ferramenta Brightness and Contrast com alteração;

Realizando essas alterações seu vídeo ficará com um ótimo resultado.

Somente reforço que não existe um valor especifico, existe somente um padrão de alteração, então cabe ao editor realizar diversos testes para somente desta maneira, conseguir encontrar o valor correto para cada vídeo.

Creio que com essas dicas, você agora irá conseguir entender mais sobre as cores de seus projetos, então até o próximo conteúdo.