Assista direto no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=eeU66E1D0I8

Você sabia que é possível criar um site profissional sem escrever nenhuma linha de código? se você ficou interessado fica comigo nesse artigo que vou explicar.

O que é o WordPress?

O WordPress é uma plataforma para criação de sites, blogs e até aplicativos. Ele é um CMS que é o acrônimo do inglês para content management system ou traduzindo Sistema de gerenciamento de conteúdos, e com ele é possível criar e gerenciar um site profissional sem que você tenha nenhum conhecimento de programação, mais ou menos o que acontece quando você utiliza uma rede social como o Facebook, no facebook você consegue fazer o seu cadastro, postar textos e imagens, consegue alterar configurações, trocar imagem de capa e várias outras customizações sem que você tenha nenhum conhecimento de como escrever códigos.

E é mais ou menos a mesma coisa que acontece com o WordPress, só que com o WordPress você consegue fazer alterações muito maiores, no caso do Facebook você não consegue trocar a logo, as cores padrões, alterar a estrutura do site (trocando itens de lugar), o que é possível ser feito com o WordPress, você pode utilizar temas gratuitos, que basicamente alteram a aparência do seu site deixando ele muito mais interessante!! e caso você precise de novos recursos que não tenham no WordPress você pode utilizar plugins e adicionar recursos como a possibilidade de exibir vídeos, podcasts, agendamento online, galeria de imagens, envio de e-mail e vários outros recursos.

Modifique completamente a aparência do seu site!

Uma coisa muito interessante do WordPress é que além de poder criar sites sem escrever nenhum código, você pode fazer customizações mais avançadas, por exemplo caso você queira uma aparência diferente para o seu site, você pode criar os seus próprios temas e modificar completamente a aparência dele, ou ainda criar seus próprios plugins para adicionar novos recursos, muitas agências de publicidade contratam programadores para dar mais flexibilidade aos sites feito no WordPress.

Tecnologias por trás do WordPress

É utilizado o PHP como linguagem de programação e o MySQL ou Maria DB como banco de dados, além de tecnologias relacionadas a aparência, como: html, css e Javascript, então se você tem esses conhecimentos você conseguirá entender os códigos por trás do WordPress, veja aqui a documentação oficial: https://wordpress.org/support

Como fazer a instalação do WordPress?

Para fazer a instalação do Wordpres você pode fazer de duas maneiras, a primeira é utilizando ele online e para isso basta acessar o site wordpress.com, criar uma conta e você já vai conseguir criar o seu site. A outra é baixando os arquivos do site wordpress.org e fazendo uma instalação em um servidor local ou na web. O WordPress é muito seguro e rápido, seguindo alguns parâmetros de segurança você vai ficar tranquilo com o seu site.

O Worpress não é o único gerenciador de conteúdos disponível, temos também o Joomla, drupal e vários outros, mas é sem dúvidas o mais utilizado no mundo, existem algumas pesquisas que apontam que 1 em cada 3 sites utilizam o WordPress, inclusive temos nomes de peso como: o site da casa branca, da nasa, da Walt Disney, do jornal New York post e muito outros além de vários sites brasileiros como: Rock in rio, site da toyota brasil, várias revistas do grupo Abril como capricho e super interessante e tantos outros, você pode ver tantos outros sites aqui: https://wordpress.org/showcase

Mercado de trabalho

A plataforma WordPress é muito poderosa e embora seja possível criar sites muito legais com diversos recursos e sem nenhum código, a grande força do WordPress está na capacidade de você programador adicionar muitos novos recursos ao seu site, então se você programa utilizando a linguagem de programação PHP, você pode aprender muito mais rápido como fazer customizações avanças para o WordPress e pelas informações que eu dei um pouco antes você viu que é possível