Para entendermos um pouco mais sobre o funcionamento do VEGAS, precisamos ter um certo domínio sobre sua interface.

Esta interface possui as principais ferramentas que vamos utilizar no decorrer de nossas edições.

É através do conhecimento destas ferramentas que conseguimos criar um bom conteúdo audiovisual.

Iremos começar entendendo como funcionam as abas Project Media, Explorer, Transitions, Video FX e Media Generators.

Project Media

A aba project media, contem todos os conteúdos brutos de nosso vídeo. É através desta aba que conseguimos deletar qualquer conteúdo, ou podemos importar os mesmos simplesmente clicando e arrastando.

Abaixo exemplo da aba Project Media

(Interface VEGAS 14 Pro/ Aba Project Media)

Explorer

A aba explorer tem como funcionalidade nos auxiliar na busca de nossos conteúdos dentro de nosso computador.

Temos acesso a todo nosso conteúdo dentro desta aba, sendo assim possível importá-los com maior facilidade. É uma aba que eu não costumo usar, pois quando preciso importar os mesmos, uso o método clicar e arrastar, que de certa forma funciona com grande eficiência. 

Abaixo exemplo de aba Explorer;

(Interface VEGAS 14 Pro, Aba Explorer)

Transitions

Esta aba nos oferece diversos tipos de transições que podemos usar em nosso projeto.

Essas transições podem ser usadas em diversas situações, onde são utilizadas com mais frequência em efeitos de imagens, textos, inicio ou final de vídeos.

As transições tem um papel importante dentro de cada projeto, pois são através delas que conseguimos deixar nosso vídeo profissional, mas temos que entender que não podemos exagerar, eu particularmente uso muito em entradas e saídas de texto ou imagens, pois consigo deixar o conteúdo fluido.

Abaixo exemplo de aba Transitions;

(Interface VEGAS 14 Pro, aba transitions)

Video FX

A aba Vídeo FX é uma das principais abas para criação de conteúdo, pois é através dela que conseguimos fazer alguns ajustes em nosso projeto.

Esta aba possui diversos efeitos, como ajuste de sombras, ajuste de cor, ajuste de brilho e etc.

Podemos efetuar cortes, manipular distorções, ou seja para qualquer mudança que seja significativa em seu conteúdo, esta ferramenta irá disponibilizar algum recurso.

Abaixo exemplo de aba Vídeo FX;


(Interface VEGAS 14 Pro, Vídeo FX)

Media Generators

Este recurso é muito importante para criação de nossos conteúdos.

Esta aba nos oferece elementos sólidos, que são elementos separados para a criação de nosso projeto.

Alguns exemplos que temos deste são, elementos sólidos, de textos, de imagens, distorções, pequenos vídeos com efeitos, ou seja, é uma aba que nos oferece uma ampla grade de possibilidades.

Ao entendermos a funcionalidade desta aba, entenderemos qual deve ser o posicionamento de cada elemento em nossas tracks, pois se quisermos que o mesmo tenha uma maior destaque, temos que colocado acima de qualquer outro conteúdo, podendo ser necessário a criação de uma nova track de vídeo.


(Interface VEGAS 14 Pro, aba Media Genarators)

Posicionamento das tracks

Alguns projetos podem possuir muitas tracks de vídeos, e como editores devemos saber posicioná-las para termos o resultado que queremos.

O melhor posicionamento é com os áudios na base inferior e os elementos na parte superior, lembrando que pode ter alteração dependendo da necessidade de cada conteúdo.

Tudo que estiver na parte superior terá prioridade na exibição, ou seja quando posicionamos qualquer tipo de conteúdo sobre os outros ele irá ter maior destaque, por este motivo eu digo que o VEGAS é um quebra cabeça de conteúdos, basta sabermos como administrá-lo que teremos um ótimo resultado.

Com esses conhecimentos tenho certeza que logo você irá conseguir editar diversos conteúdos.